terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O Sonho do Outro

Hoje gostaria de abordar um tema mais reflexivo e individual: Sonhos, desejos, prioridades pessoais.
Vivemos em sociedade e compartilhamos necessidades, tanto no sentido mais abrangente, quando nos referimos ao coletivo (rua, bairro, cidade, estado, nação, planeta), quanto no sentido restrito (familia, amigos, pessoas que nos são caras). Quero me deter no âmbito familiar, de nossas relações pessoais.
No dia-a-dia, temos um parceiro cerimonioso e exigente, chamado tempo! Tempo que dividimos entre tantas atribuições, umas emergentes, outras sociais, algumas pessoais, enfim... Tempo!
Tempo para dividir e conquistar! Tempo para usufruir e dedicar! Tempo e seus limites! O que sobra do nosso tempo?
E um belo dia acordamos e nos damos conta que: face à tudo que fizemos ou deixamos de fazer, resta o "Eu"... O que me falta? o que preciso? o que quero? o que... não importa, mas é comum refletirmos sobre "o que" para "mim".... meus limites, meus conceitos, minhas dores, meus direitos, meus... meus... meus.... Eu, infinitamente Eu!...

Quantas vezes realmente nos demos ao trabalho de olhar para o lado e perguntar: o que sente meu companheiro, o que ele deseja, o que precisa, o que sonha.... Entenda-se aqui "companheiro" como aquela pessoa (e/ou pessoas) com a qual convivemos diariamente (filhos, cônjuge, irmãos, etc). Às vezes, ao sentar para um almoço em familia, o diálogo (quando existe), é sempre pautado no "Eu".... Eu acho, eu fiz, eu queria, eu peço... eu...

Se não estou feliz, derramo no outro os motivos da minha insatisfação... Se estou feliz, proclamo a mim, os feitos! Se minha vida não me satisfaz, "alguém" servirá como "poste" das minha lamúrias. Se não estou profissionalmente realizado (a), alguém ouvirá minhas queixas contra um sistema completamente errado e coisa e tal...

Mas alguém estará lá.... se você tiver sorte, alguém estará lá diariamente para ouvir você!...

Pare! Pense! Reflita!

Este alguém que te ouve, o que será que almeja? quais serão seus sonhos? seus devaneios? suas necessidades? suas prioridades? seus LIMITES?

Pare! Pense! Reflita!

É importante realizar sonhos. Nunca desista disto! Mas lembre-se: O sonho do outro é tão importante quanto o seu! Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário