terça-feira, 3 de março de 2009

Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

Ao fazer uma reflexão à cerca da nossa sociedade, fico pensando nas frases mais ditas diante dos problemas que a afligem...
Normalmente, diante da violência, da falta de leis que realmente funcionem, do abandono das instituições públicas como hospitais, escolas, creches, etc.... o que mais se ouve é: "isto é um absurdo!" 
"a culpa é do governo!"
"ninguém faz nada, por isto está assim!"

E tantas outras frases que demonstram ou pelo menos sugerem que delegamos sempre para outros a responsabilidade. "Afinal já fazemos a nossa parte" ou "não há nada que possamos fazer"... OU PIOR: "Só Deus pode mudar isso!"

Mas isto não é verdade! Também somos responsáveis pelas coisas que acontecem, de forma direta ou indireta, mesmo que nossa parcela seja a omissão!
Mas omitir-se é aceitar, ou pelo menos colaborar para que tudo continue como está!
Acredito que toda mudança para acontecer precisa começar primeiro em nós mesmos!
Então, rever nossos valores e atitudes é um começo! Ouvimos a todo instante que a água do planeta um dia vai acabar e que o lixo polui por milhões de anos. Como será que lidamos com essas realidades no nosso dia-a-dia? Economizamos? reciclamos? efetivamente fazemos isso? Esses são apenas dois exemplos, existem outros: o que estamos ensinando as nossas crianças em relação ao respeito e a dignidade humana?Quando falo em crianças, não me refiro apenas aos nossos filhos e parentes, mas tb as crianças com as quais temos a oportunidade de conviver, mesmo que por pouco tempo!

Se queremos um mundo melhor, uma sociedade mais justa, precisamos começar a participar mais ativamente da mesma. Começando dentro de nós mesmos, ampliando para a nossa casa e familiares, depois vizinhos e quem sabe mais tarde nosso bairro, cidade... deixando talvez a nossa contribuição para esse tão sonhado Mundo Melhor!

2 comentários: